Como Funcionam os Backlinks? Saiba mais Aqui

Backlink nada mais é do que, um link que um website obtém de outro website. Os backlinks causam um grande impacto nos resultados dos mecanismos de pesquisa. É por isso que eles são considerados muito úteis para melhorar o posicionamento de um site na SERP, na verdade é um dos fatores principais de ranqueamento. Os mecanismos de pesquisa calculam as classificações usando vários fatores para exibir os resultados da pesquisa, ninguém sabe ao certo quanto os mecanismos de pesquisa de relevância dão aos links ao listar nos resultados, mas o que sabemos com certeza é que eles são muito importantíssimos.

A construção de Backlinks deve ser natural, isso significa que um site não deve usar formas artificiais para criar backlinks para seus próprios sites. E lembre-se a qualidade é muito mais importante que a quantidade.

Exemplo: o Sitedojoao é um restaurante e recebe um backlink do Sitedamaria, que é um blog ou site de alimentos em geral. Este é um backlink valioso, natural e relevante que o Sitedojoao ganhou.

Devido à importância dos backlinks, existem muitas práticas negativas no SEO, seguidas pelos proprietários de sites para ganhar backlinks, o famoso Black hat. Algumas dessas práticas ruins são: compra de backlinks em excesso, redes de troca de links de má qualidade, etc. A maioria dessas práticas não é recomendada pelo Tio Google. Ele geralmente desindexa ou penaliza sites suspeitos ou que recebem ações manuais, caso forem pegos.

Backlinks são relacionamentos com outro site

Exemplo: Um dono de blog, Joaozinho, escreve um artigo muito interessante sobre um evento de esporte. Outra blogueira, Mariazinha, não concorda com o artigo de Joaozinho e escreve sobre isso em outro artigo para uma revista online. Ela se conecta ao artigo de Joaozinho através de um backlink, para que seus leitores possam entender do que ela está falando. O blog de Joaozinho recebe um ótimo backlink. Já o artigo de Mariazinha recebe links de muitos outros sites. Resumindo eles criaram um relacionamento entre links e isto gerou autoridade para o primeiro site.

Cada link que se conecta a uma página contribui para o crescimento geral da web e também nos mecanismos de busca. Os mecanismos de pesquisa facilitam a localização dessas páginas da web. Uma página vinculada por muitas outras páginas sobre os tópicos semelhantes, é considerada mais valiosa para o Google. Você também pode comprar backlinks para aumentar a relevância de seu site na SERP e  alcançar altas posições nas buscas.

No exemplo acima, o artigo de Joaozinho recebe um link por desencadear uma conversa que resultou em muitas outras páginas na internet que se ligam umas às outras. Portanto, backlinks não são importantes apenas para um site ganhar respeito, eles funcionam principalmente para gerar relacionamento e trazer informação para as pessoas. Além disso, também facilita a indexação de novos sites e páginas na SERP.

Se você usa a plataforma WordPress, você pode receber um pingback, ou seja, você será avisado toda vez que alguém citar seu site em algum lugar através de um backlink. Existem também ferramentas gratuitas para verificação disto, como o Ubersuggest por exemplo, ou paga como ahrefs.

Bom, espero que este artigo tenha lhe ajudado a trazer informações que podem sanar sua dúvida ou de várias outras pessoas sobre backlinks. Até mais!